Guia Completo: PJe no Mac

Guia Completo: PJe no Mac

Abaixo, os links para download dos softwares essenciais para utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no sistema operacional macOS, da Apple:

Problemas? Talvez a solução esteja abaixo:

Guia Rápido no YouTube


Guia Completo no YouTube



19 COMENTÁRIOS
  • Lucas
    Responder

    Ricardo, parabéns pelo vídeo! O seu vídeo foi o mais esclarecedor sobre o assunto que encontrei na internet. Só tenho uma dúvida: minha seccional não vende o token da SafeNet. Você me recomenda alguma loja da internet em que eu possa comprá-lo?

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Olá, Lucas. Você pode encontrar o token SafeNet em lojas online, como aqueles fornecedores que vendem pelo Mercado Livre.

  • Ricardo Magalhães
    Responder

    Instalei o macOS Catalina no meu MacBook, e continuou funcionando normalmente com o Token SafeNet 5110.

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Alguém enfrentou algum problema?

      1. Adno
        Responder

        Tenho MacBook Pro 2018 com entrada USB-C, MacOS Catalina, e estou dificuldades enormes em conseguir instalar o certificado. Não consigo achar o arquivo “.dylib” que alguns sites falaram. Baixei o SafeSign e o PJeOffice mais atuais… Preciso de ajuda kkkk

        1. Ricardo Magalhães
          Responder

          Boa noite, Adno! Você está utilizando um token GD, não é? Ele estava funcionando antes de atualizar o sistema para o macOS Catalina? Quanto ao arquivo com extensão “.dylib” que você está procurando, ele fica na pasta “/usr/local/lib” – você pode encontra-la através do Spotlight, ou no Finder, no menu Ir > Ir para Pasta…

  • Diogo Maia
    Responder

    Olá, Ricardo.
    Muito boa a sua iniciativa. Realmente, instalar o PJE no MAC não é uma tarefa fácil. Recentemente recebi um aviso para atualizar para o OSCatalina. Você já instalou? Conseguiu usar o PJe nele?

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Até agora, está tudo OK, Diogo. Instalei o Catalina há mais de um mês, e tudo funciona como antes. Houve, todavia, um colega com problema relacionado com uma versão antiga do Token – mas este comprou um novo token (e certificado digital), e tudo voltou a funcionar.

  • Jairo Moura
    Responder

    Boa iniciativa, eu possuo um MacBook Pro 2012, atualizei para o Catalina, e meu Token GD Starsign parou de funcionar, ele dá um erro em quando insiro o token, antes estava funcionando. Será que você consegue me ajudar?

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Bom dia, Jairo! Eu conheço raríssimos (2 ou 3) casos em que o token GD Starsign funcionou com o Mac (o meu antigo token não funcionou de jeito nenhum em cerca de 2 anos de testes). Mas se o token estava funcionando com versões anteriores do macOS, sugiro que você tente atualizar a versão do driver do Token e do SafeSign (gerenciador).

      Caso isso não funcione, você pode optar pelo downgrade da versão do macOS, ou pela aquisição de um token SafeNet – o meu está funcionando perfeitamente com o Catalina em um MacBook Pro modelo 2012.

  • Regiane
    Responder

    Bom dia! ótimo vídeo!
    Eu tenho tenho um iMac, atualizei para o Catalina, atualizei o safenet, o firefox está na última versão também., java… estou com um problema de comunicação com o shodo. Todos os dias demora uns 10 – 15 minutos para ele pedir o PIN, fica aparecendo aquela msg de erro não houve comunicaçao com o shodo..
    Mas depois de ficar tentando várias vezes ele entra..minha colega tem um macbook e está com o mesmo problema..
    Já aconteceu isso com alguém? faz uns 2 meses que está assim.

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Oi, Regiane! Sugiro que você tente atualizar o Shodō; ou utilize o PJeOffice (o PJe trabalhista é compatível com este modo de assinatura).

    2. Alison Mendes
      Responder

      Muito comum acontecer com o Token GD mais novos, isso associado ao método de leitura do Shodõ(Configurações) MSCAPI que só funciona no Winodws. Tenta instalara versão 10.0.9 do Shodõ,

      1. Ricardo Magalhães
        Responder

        Oi, Alison! Realmente conheço poucos casos de token GD que funcionaram; mas a grande maioria não funcionou com os modos de assinatura PJeOffice e Java Applet. Em que pese o Shodō funcionar melhor com o token GD, ele é restrito ao judiciário trabalhista. Você conhece alguma forma de tornar o PJeOffice compatível com o token GD?

        1. Ricardo Magalhães
          Responder

          Aqui o print da mensagem de erro que aparece quando se tenta utilizar a grande maioria dos tokens GD no Mac com o PJe Office: http://resolvetoken.com.br/wp-content/uploads/2019/12/img_8101.png

          Se você souber de uma solução efetiva, a comunidade de usuários de Mac agradece bastante ?

  • Ingridi Moraes
    Responder

    Ricardo,

    Bom dia!

    Comprei um token Burti, mas não funcionou no Macos 10.14, tão pouco, no 10.15 que acabei de atualizar… Como vc informou acima o token SafeNet Autenthication Client 10.2.82, é compatível… Não consegui abrir o link para saber onde vende… Poderia, por gentileza, informar o site da loja virtual?

    Obrigada por nos ajudar a desvendar como se trabalha no Mac, pois os suportes dos vendedores de certificado, Tribunais e OAB estão dando de ombros, os advogados que se virem…

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      Sugiro que você compre o token através de uma loja on-line, como as dos Mercado Livre.

      O segredo, para baratear o frete, é pedir que o envio ocorra através de carta registrada.

  • khalil_gm@hotmail.com
    Responder

    O safenet Authentication client não está reconhecendo meu certificado, como devo proceder ?

    1. Ricardo Magalhães
      Responder

      O Safenet Authentication Client não está reconhecendo o token ou apenas o certificado digital? Seu Mac tem portas USB tipo “c” ou tradicionais? O token que está sendo utilizado é o 5100/5110 ou o Alladin? Já tentou outra porta USB? Qual a versão do macOS que está sendo utilizada? E a versão do Safenet Authentication Client?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *